PNE: estamos prontos para competir?

Volume
11,
Number
7
-
9 September 2015
9 September 2015
Encurralado pela crise, o Palácio do Planalto sabe que o tempo urge. Diante do árido cenário que se coloca à frente, há quem considere que a única saída é uma arriscada "virada de mesa". Outros, mais cautelosos, avaliam que o caminho a seguir é a retomada da iniciativa e a proposição de caminhos...
9 September 2015
Ao analisar os principais pilares que compõem o PNE, o autor discute os pontos em que o referido Plano avança, bem como aqueles em que ainda é necessário delinear metas e estratégias mais específicas, a fim de aprimorar a inserção do Brasil na economia mundial.
9 September 2015
Ao analisar o contexto doméstico e internacional em que o PNE foi concebido, o autor argumenta que as medidas contempladas no Plano não são suficientes para vencer o principal desafio ao crescimento do Brasil: a competitividade.
9 September 2015
Neste artigo, a autora argumenta que, embora o PNE aponte na direção correta, o Brasil carece de um programa de reformas profundas, que ataquem os fatores que têm afetado os custos industriais e fomentem a produtividade da indústria brasileira.
9 September 2015
Com especial atenção à indústria química, o autor argumenta que o PNE é uma iniciativa audaciosa para criar condições favoráveis às exportações brasileiras, por meio de medidas como a busca por novos mercados e o monitoramento de barreiras a produtos brasileiros.
9 September 2015
Este artigo apresenta argumentos em oposição à TTIP, em especial no que diz respeito ao distanciamento desta em relação a padrões sociais e ambientais. Com base nisso, o autor discute alguns impactos da TTIP sobre os países do Sul Global e sugere algumas alternativas.
9 September 2015
ICTSD promove competição de artigos sobre comércio e desenvolvimento sustentável O International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD) está promovendo uma competição de artigos. Os trabalhos devem tratar de um dos seguintes temas: “ Estruturas de governança do comércio: trabalhando...
9 September 2015
Criação de clubes para mercados de carbono: implicações para o sistema de comércio ICTSD/E15 – agosto 2015 As dificuldades nas negociações multilaterais sobre mudança do clima têm inspirado diversas iniciativas bilaterais sobre o tema. Exemplo disso é o anúncio conjunto de China e Estados Unidos...